4 erros comuns na educação dos filhos
Quatro erros comuns na Educação de filhos. O que isso significa? Que os pais não podem errar? Sim...eles podem e erram. Porém a informação pode mudar a frequência desses erros e pode ajudar muito na construção de relacionamentos saudáveis.
1- Acreditar que o mundo se encarregará de ensinar algumas coisas para seu filho. Recebi uma queixa essa semana, de uma jovem com mais de vinte anos, que não cumprimenta as pessoas no elevador, e percebeu que tem muita dificuldade em se relacionar. E isso ocorre desde as ações mais básicas, como essa. O que houve? Habilidades sociais, que não foram adequadamente trabalhadas na infância.
2- Acreditar que essa é uma fase, e que vai passar. Sim, as fases passam e algumas oportunidades também. Como por exemplo: Encontrar pessoas na piscina do prédio com música alta. Você pode apenas reclamar, ou pode pontuar, refletir e orientar, sobre os comportamentos adequados para esse tipo de situação. Cada fase é uma oportunidade de aprendizado.
3- Deixar para corrigir depois. Como no exemplo anterior. As oportunidades ocorrem todos os dias. E é comum que você não saiba o que fazer, ou que oriente e corrija o tempo todo. Faça uma análise do dia, em um momento calmo e proponha algumas reflexões, mas não deixe o tempo passar, a criança ou mesmo os pais podem acabar esquecendo, e perdendo uma boa oportunidade.
4- Acreditar que reflexões, pedidos de desculpas, discussões entre os adultos, agressões físicas e verbais serão esquecidas pela criança. As memórias não são apagadas, e são bastante significativas para a relação e contrução do mundo. Por isso a infância e a adolescência são as fases mais importantes na vida de uma pessoa. Por isso cuide muito bem delas.
Deixe seu comentário ou pergunta, será um prazer falar mais sobre tudo isso.
