4 erros comuns na educação dos filhos

Quatro erros comuns na Educação de filhos. O que isso significa? Que os pais não podem errar? Sim...eles podem e erram. Porém a informação pode mudar a frequência desses erros e pode ajudar muito na construção de relacionamentos saudáveis.



1- Acreditar que o mundo se encarregará de ensinar algumas coisas para seu filho. Recebi uma queixa essa semana, de uma jovem com mais de vinte anos, que não cumprimenta as pessoas no elevador, e percebeu que tem muita dificuldade em se relacionar. E isso ocorre desde as ações mais básicas, como essa. O que houve? Habilidades sociais, que não foram adequadamente trabalhadas na infância.


2- Acreditar que essa é uma fase, e que vai passar. Sim, as fases passam e algumas oportunidades também. Como por exemplo: Encontrar pessoas na piscina do prédio com música alta. Você pode apenas reclamar, ou pode pontuar, refletir e orientar, sobre os comportamentos adequados para esse tipo de situação. Cada fase é uma oportunidade de aprendizado.


3- Deixar para corrigir depois. Como no exemplo anterior. As oportunidades ocorrem todos os dias. E é comum que você não saiba o que fazer, ou que oriente e corrija o tempo todo. Faça uma análise do dia, em um momento calmo e proponha algumas reflexões, mas não deixe o tempo passar, a criança ou mesmo os pais podem acabar esquecendo, e perdendo uma boa oportunidade.


4- Acreditar que reflexões, pedidos de desculpas, discussões entre os adultos, agressões físicas e verbais serão esquecidas pela criança. As memórias não são apagadas, e são bastante significativas para a relação e contrução do mundo. Por isso a infância e a adolescência são as fases mais importantes na vida de uma pessoa. Por isso cuide muito bem delas.


Deixe seu comentário ou pergunta, será um prazer falar mais sobre tudo isso.


Sônia Portes Psicóloga e escritora da Coleção - O Mundo de Tina