Como trabalhar o medo com as crianças?

Como você lida com o medo? O medo pode representar fraqueza, e isso pode ser interpretado como menor, sem valor, diminuindo aquele que o sente. Mas, todos sentem medo de algo. O medo pode representar o quanto o mundo pode te controlar, e é ele também que pode salvar a sua vida. O medo pode sinalizar um perigo eminente e o risco que você pode estar correndo a sua vida.



Os recursos projetivos podem ajudar a trazer o assunto para a pauta. Também podem encorajar adultos e crianças a assumir seus medos. Talvez a forma mais amorosa de acolher o medo de uma criança, seja declarando os seus próprios medos. E que alívio pode ser, perceber que os adultos também sentem medo, e que juntos podemos buscar formas de enfrentá-lo.


Nesse livro, simples e acolhedor, o protagonista Gildo, é apresentado como o mais corajoso de todos, parece até que ele não tem medo de nada. E quantas vezes já tivemos essa impressão dos outros? No desenrolar da história, o corajoso Gildo terá que enfrentar algo muito simples e presente em todas as festas de aniversário. E como encarar esse medo? Aos poucos a vida vai colocando-o de frente com aquilo que mais o assusta. E o medo? vai passando.


Dica: Sempre que fizer uma leitura com uma criança. Explore o tema e traga situações do cotidiano para uma reflexão. Esse pode ser uma momento de muita aprendizagem e coragem. Boa leitura!



Posts recentes

Ver tudo

Sônia Portes Psicóloga e escritora da Coleção - O Mundo de Tina