Dez coisas que podem despertar ansiedade


A ansiedade é definida pelo medo de algo que ainda não aconteceu. Mas você pode de alguma forma alimentar esse medo. É importante observar os eventos e hábitos adotados na sua rotina que podem te deixar ansioso. Segue abaixo algumas dessas atitudes ou hábitos que podem prejudicar a sua saúde.

1- Cuidado com o que você bebe. A ingestão de bebidas energéticas podem estimular o seu metabolismo e consequentemente a ansiedade. Modere ou substitua a ingestão de: café, chá preto, guaraná liquido ou em pó, gengibre, refrigerante e bebidas alcoólicas. Beba muita água.

2- Cuidado com o que você come. Comida gordurosa ou rica em açucares podem fazer com que seu organismo funcione de maneira densa e pesada. Podem dificultar a digestão, e o funcionamento do intestino. Intestino desregulado pode estimular ansiedade. Prefira alimentos leves como: frutas, verduras e legumes.

3- Cuidado com o que você assiste. Algumas pessoas ficam impressionadas com determinadas cenas de: violência, tortura, guerra, fome, sujeira, acidentes. Evite o contato com esse tipo de conteúdo se estiver próximo da hora de dormir.

4- Manter-se sedentário. A falta de exercício físico faz com que todo o corpo mantenha-se desregulado. O exercício é capaz de liberar serotonina um dos hormônios responsável pela sensação de prazer. O exercício também ajuda a diminuir as tensões e o stress o que diminui as chances de a ansiedade aparecer.

5- Dormir mal. O sono tem função reparadora e é fundamental para a memória, atenção, concentração, humor e ansiedade. Quem dorme mal se irrita com facilidade, se envolve com mais frequência em conflitos e pode se sentir mais ansioso. Evite bebidas estimulantes antes de dormir, as sonecas diurnas e mantenha seus horários de deitar e levantar diariamente.

6- Procrastinar. Deixar tudo para depois pode te manter pré ocupado, sim já pensou no significado desta palavra? Pré ocupação, você se mantem ligado em uma tarefa enquanto não concluir. E alimenta sua ansiedade. Portanto faça logo o que tem que ser feito.

7- Dizer sim para tudo. Lotar a agenda com compromissos dos quais não conseguirá cumprir podem te deixar ansioso. Consulte sua agenda antes de assumir outra tarefa. Conclua uma tarefa antes de assumir outra. Planejamento e organização podem ajudar.

8- Frequentar lugares muito cheios. Shoppings lotados, feiras, lugares com muito estímulo podem te manter agitado. Procure resolver os assuntos necessários nesses locais fora dos dias e horários de pico.

9- Manter-se conectado. O uso excessivo das tecnologias acelera o pensamento e não deixam o cérebro descansar. Celulares, tablets, computadores ou mesmo a coleção de canais da TV a cabo fazem as pessoas apertarem botões freneticamente e estimulam a ansiedade.

10- Manter-se isolado. Isso mesmo, a solidão só deixa as pessoas ainda mais ansiosas, tristes e depressivas. Portanto, compartilhe suas angustias e pensamentos com amigos, familiares ou profissionais. Estar em grupo pode amenizar e muito os sintomas da depressão.

Cuide-se

0 visualização

Sônia Portes Psicóloga e escritora da Coleção - O Mundo de Tina 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now